Com as facilidades do acesso eletrônico a documentos e informações, as secretarias e órgãos públicos estaduais deixarão de emitir, a partir de novembro, o contracheque dos servidores do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet. Com o fim da emissão mensal do contracheque dos 260 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas), o governo também deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao ano com impressão e postagem do documento.
A suspensão do contracheque no formato impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado, a exemplo do Projeto Papel Zero, para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e documentos. A ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital.
O servidor poderá ter acesso e, caso deseje, imprimir seu contracheque através do Portal do Servidor. O acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de capacitação, visando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores que tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais, criação de senha e de e-mail.
“É importante destacar que o contracheque digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será preservado por senha digital e na internet as informações poderão ser consultadas com maior antecipação, porém não é necessário imprimir para guardar, pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os sempre acessíveis”, destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André Peixinho.
A questão da segurança é outro ponto importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por problemas de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações corria o risco de ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos setores de RH.
“Entendo que exista hoje um apego de alguns servidores ao contracheque impresso, mas precisamos adotar práticas mais modernas, econômicas e sustentáveis para otimizar o funcionamento do serviço público”, explica a diretora geral da Secretaria da Agricultura, Jucimara Rodrigues. Ela acrescenta, ainda, que o contracheque impresso implica em gastos com combustível, disponibilização de servidores para separação e distribuição, além da ocupação de espaço nas áreas de RH, quando os documentos não são entregues por algum problema no sistema de distribuição.
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO PORTAL DO SERVIDOR
Para criar uma nova senha ou resolver problemas com a senha antiga, entre em contato com a Coordenação de Recursos Humanos da sua unidade para cadastrar o e-mail. A lista está disponível no Portal do Servidor, em “Telefones Úteis”, no menu principal, à direita da página. É fundamental cadastrar um endereço de e-mail para obter a senha, o que deverá ser feito na coordenação de RH do órgão ou secretaria onde está lotado.
Caso tenha esquecido a senha, entre em “Pagamentos e Senhas”, no menu principal, e clique em “esqueci a minha senha” e preencha os campos de CPF, RG e data de nascimento. A nova senha será enviada para o seu e-mail. Se você ainda não tem e-mail cadastrado, fale com o setor de RH, pois este é um procedimento fundamental para ter acesso ao contracheque pelo Portal. Ainda está disponível uma página com as dúvidas mais freqüentes dos servidores:http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/orientacao/solucao-de-problemas-na-alteracao-da-senha-do-contracheque.
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO BANCO DO BRASIL
No caixa eletrônico: depois de entrar com o seu cartão do banco, na tela inicial clique em “Consultas”. Em seguida, em “Contracheque”. Na tela seguinte, em “Identificador/matrícula”, você deve digitar o seu CPF, e aí é só escolher o mês e o ano do contracheque desejado. Lembre-se: você pode imprimir gratuitamente uma vez por mês.
Na página www.bb.com.br: após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta, clique no botão “Serviços e Segurança”; em seguida, em “Outros serviços”; daí em “Outras opções”; e então em “BB Contracheque”. A tela vai solicitar a identificação (coloque o CPF), o mês e o ano do contracheque.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Os aposentados e pensionistas que ainda não possuem a senha de acesso ao contracheque e informe de rendimentos através do Portal do Servidor, devem procurar os centros de atendimento previdenciário (Ceprev) ou Pontos Cidadão na rede SAC (inclusive SAC Servidor) e no Brotascenter, para cadastrar a senha. Confira aqui a lista completa dos postos Ceprev e Pontos Cidadão. Aqueles que residem em municípios que não possuem Ceprev ou Pontos Cidadão podem contatar a Suprev pelos telefones (71) 3116-5440/5437/5434/5419 e obter a orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas continuarão recebendo correspondências eventuais de assuntos de seu interesse, como o recadastramento, por exemplo.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
A Saeb está montando uma Central de Atendimento para aqueles que tiverem maiores dificuldades em criar a senha para o contracheque. A Central atende os servidores no SAC Servidor, situado no antigo SAC da Boca do Rio (Av. Otávio Mangabeira, primeiro andar), de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Com informações do Portal do Servidor Bahia