Estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 podem se inscrever a partir de amanhã (10) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os segundo semestre de 2013. Cinquenta e quatro instituições públicas de ensino superior participam desta edição do Sisu com a oferta de quase 40 mil vagas em 1.179 cursos. O prazo segue até sexta-feira, 14 de junho.
Saiba mais:
Confira quais instituições participam da segunda edição do Sisu 2013
Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do sistema. Para participar, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do Enem. O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa, em substituição ao vestibular tradicional. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. O Portal EBC desenvolveu um sistem de busca para que os candidatos possam consultar as vagas disponíveis, pesquisando por instituição, estado ou curso. Clique aqui para acessar.
Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa escolher também se concorre a vagas destinadas a ampla concorrência ou a políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas. Diariamente o sistema divulga as notas de corte de cada curso até aquele momento, a partir das notas dos candidatos já inscritos. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado dos aprovados em primeira chamada será divulgado em 17 de julho. Os aprovados terão os dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula, caso contrário perdem a vaga. Quem for selecionado para a segunda opção pode permanecer no sistema e aguardarem a segunda chamada, prevista para 1° de julho. Os aprovados na segunda chamada deverão fazer a matrícula nos dias 5,8 e 9 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir para ser incluído na lista de espera.
Confira um passo a passo da inscrição no Sisu.
Com informações do Portal EBC