Para o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, a participação dos cidadãos é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços públicos. “As estatísticas mostram a importância deste mecanismo de controle de qualidade dos serviços públicos na garantia do exercício da cidadania e da transparência pública, que é um direito do cidadão, assegurado na Lei de Acesso à Informação”.
Dos registros, 46,7% foram classificados como reclamação, 26,9% representam pedidos de informação, seguido por denúncias (12,4%), solicitação (9,3%), elogio (3,5%) e sugestão (1%). Pedidos de informação sobre ações do governo do estado foi o item mais demandado.
Além da ouvidoria geral, as ouvidorias da Secretaria da Educação, da Secretaria da Administração (Saeb), da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Saúde foram as mais demandadas no ano passado. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Ilhéus foram as cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria no período.