A cidade de Iguaí com mais de 180 cachoeiras e mais de 2.000 e com uma riqueza natural inexplicável, continua firme no Mapa Turístico Nacional, mesmo que ainda na categoria D.
Sobre as categorias, De acordo com o novo mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Já os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
O Ministério do Turismo divulgou ontem, quinta-feira (14) o novo mapa do turismo brasileiro, é o instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor, que são subdivididos em 4 categorias, A,B.C e D.
Em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.
Em relação a Bahia chega a 150 municípios, um crescimento de 28% em relação ao ano anterior, quando o estado tinha 117 cidades no instrumento do MTur, que aponta as prioridades para as políticas públicas do setor. Em 2017, foram incluídos 52 destinos e saíram outros 19, que figuravam na categoria C, D e E. As regiões turísticas seguem sendo 13 no total.
Clique Aqui e veja todo o mapa.
|Por Luan Soares
*Com informações do MTur