Com a vitória por 1 x 0 a equipe do Riachão conquistou pela terceira vez o Campeonato de Futebol do Riachão de Cambiriba.
Na tarde deste domingo (10) Riachão e Ibiporanga, mais uma vez, decidiram um título. Pela quarta vez consecutiva as duas equipes se enfrentaram na final do Campeonato do Riachão. E, pela terceira vez – 2011, 2012 e 2015, Riachão venceu. Na edição anterior – 2013, Ibiporanga, nos pênaltis, ficou com a taça.
O jogo
Antes do inicio da partida era consenso o favoritismo da equipe de Ibiporanga. Nos dois últimos confrontos das equipes, Ibiporanga venceu, nos pênaltis, e conquistou o Campeonato do Riachão 2013; e o Riachão venceu em 2014 e conquistou o Campeonato Rural. A rivalidade entre as equipes é muito grande, e por isso, já se esperava um grande jogo.
Quando a bola rolou a equipe do Riachão, que jogava em casa, partiu para o ataque e pressionou nos primeiros 10 minutos e criou duas boas chances de abrir o marcador. Aos poucos a equipe de Ibiporanga foi dominando a partida e passou a ter a posse de bola e começou a pressionar. Parecia questão de tempo para Ibiporanga marcar o primeiro gol do jogo, mas o goleiro Juliano (Riachão) fez uma defesa espetacular e garantiu o empate em 0 x 0 ao fim do primeiro tempo.
A bola voltou a rolar para o segundo tempo e o jogo ficou mais equilibrado. Ibiporanga mantinha um pouco mais de posse de bola. O Riachão abusava das faltas e tentava os contra-ataques. Numa linda jogada, aos 7 minutos, Luciano (Riachão) driblou o zagueiro de Ibiporanga e chutou rasteiro no canto, o goleiro Luizinho (Ibiporanga) defendeu e no rebote, Van (Riachão) tocou no canto e marcou 1 x 0.
A partir do gol o jogo ficou ainda mais tenso. A chuva também contribuiu para um jogo mais emocionante. Ibiporanga precisa marcar o gol de empate e começou a pressionar ainda mais. O Riachão era perigosíssimo nos contra-ataques, mas continuava muito dedicado na marcação e dava poucas chances a equipe de Ibiporanga. O tempo ia passando e à equipe de Ibiporanga restava apenas atacar e buscar a igualdade no marcador. Aos 40 minutos a bola atravessou na grande área do Riachão, mas o ataque de Ibiporanga não aproveitou e a partida terminou em 1 x 0. Riachão campeão pela terceira vez.
A competição
O Campeonato do Riachão de Cambiriba foi iniciado em 2003. A competição foi idealizada pelos moradores da região e organizada por Ronecson Gomes e Genaro Nascimento. O objetivo principal era integrar atletas e equipes bem como apresentar a potencialidade esportiva e turística da região.
A partir da 3ª edição do campeonato – 2012, o vereador Sabino Chaves passou a organizar o torneio e este a fazer parte das competições oficiais da Liga Iguaiense de Futebol e também ser patrocinado pela Prefeitura Municipal de Iguaí.
Todos os jogos são realizados no campo de futebol do Riachão, situado na Fazenda Baixa Fresca (LÔ), a 22 km da sede. Na primeira edição – 2003, o troféu levou o nome de Lourivaldo dos Santos (Lô) in memoriam, proprietário da fazenda onde fica situado o campo.
Os moradores da região comparecem em grande número aos jogos nas tardes dos finais para apoiar as equipes que representam a região. Para os moradores de outras regiões, dos distritos e da sede, o Riachão ainda oferece além dos jogos, as opções de lazer nas Cachoeiras de Dino e Bequinha (Balneário Guaíra).
Os vencedores
- 2003 – Campeão: Baixão | Vice: Ibiporanga | Taça ‘Lourivaldo dos Santos’ (Lô)
- 2011 – Campeão: Riachão | Vice: Ibiporanga
- 2012 – Campeão: Riachão | Vice: Ibiporanga
- 2013 – Campeão: Ibiporanga | Vice: Riachão | Taça ‘Rosalvo Alves Miranda’
- 2015 – Campeão: Riachão | Vice: Ibiporanga | Taça ‘Vilson Pereira Costa’