Riachão e Ibiporanga vão definir no próximo domingo (10) a 5ª edição do Campeonato de Futebol do Riachão. A competição foi iniciada em 2003. O Baixão foi o primeiro campeão. O maior vencedor é o Riachão com 2 títulos. Ibiporanga chegou em todas as finais da competição.
No sábado (02) a equipe de Ibiporanga venceu a equipe do Riachão II por 2 x 0, e chegou pela quinta vez consecutiva, à final do Campeonato de Futebol do Riachão.
No domingo (03) entraram em campo Riachão e Palmeirinha. A equipe da casa jogava pelo empate para ir à final; à equipe visitante só interessava a vitória. Numa tarde de calor intenso, o jogo começou meio morno, mas aos poucos foi ficando mais movimentado. A primeira chance de gol foi do Riachão, mas a chance não foi aproveitada. A partir daí, Palmeirinha começou a ter algumas chances. O Riachão tinha mais posse de bola, mas as melhores chances, de Palmeirinha. O primeiro tempo terminou empatado em 0 x 0.
Nos 45 minutos finais, à medida que o tempo passava o jogo ficava mais tenso. Palmeirinha intensificava o ataque; o Riachão se defendia e optava pelos contra-ataques. O goleiro Juliano (Riachão) fez duas grandes defesas e impediu que o marcador fosse aberto. O Riachão também chegou duas vezes, mas o goleiro de Palmeirinha fez duas defesas e o jogo terminou empatado: 0 x 0. Com o placar a equipe do Riachão se classificou para a final, pois fez a melhor campanha.
Resultado das semifinais
Sábado, 02/01/16
- Ibiporanga 2 x 0 Riachão II
Domingo, 03/01/16
- Palmeirinha 0 x 0 Riachão (Riachão classificado)
A competição
O campeonato deste ano será composto por doze (12) equipes, dividias em quatro (04) grupos, A, B, C e D. As equipes de cada grupo jogarão entre si, classificando-se as duas primeiras colocadas para as quartas de final em jogo único.
Todos os jogos serão realizados no campo de futebol do Riachão, situado na Fazenda Baixa Fresca (LÔ), a 22 km da sede. Nesta edição o troféu leva o nome do morador da região – Vilson Pereira Costa, que é assíduo torcedor e participa ativamente de todas as partidas do campeonato.
Os moradores da região comparecem em grande número aos jogos nas tardes de domingo para apoiar as equipes que representam a região. Para os moradores de outras regiões, dos distritos e da sede, o Riachão ainda oferece além dos jogos, as opções de lazer nas Cachoeiras de Dino e Bequinha (Balneário Guaíra).
Os vencedores
- 2003 – Campeão: Baixão | Vice: Ibiporanga | Taça ‘Lourivaldo dos Santos’ (Lô)
- 2011 – Campeão: Riachão | Vice: Ibiporanga
- 2012 – Campeão: Riachão | Vice: Ibiporanga
- 2013 – Campeão: Ibiporanga | Vice: Riachão | Taça ‘Rosalvo Alves Miranda’