Finalmente. Na tarde desta quinta-feira (24) uma boa notícia para os iguaienses. De acordo com o Corpo de Bombeiros e de voluntários que, pelo sexto dia consecutivo, trabalhavam no combate ao incêndio na região da Água Vermelha e Rio Preto, foi controlado.
A queimada
O incêndio começou desde o inicio do mês de dezembro na região do Riachão de Cambiriba (Serra do Pote) e seguiu para a Água Vermelha há aproximadamente uma semana e causou grande destruição da vegetação, mas o trabalho de voluntários e do Corpo de Bombeiros, ajudou na manutenção e preservação de boa parte da mata ciliar.
De acordo com o Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – INPE, foram registrados 21 focos de incêndio em Iguaí, nas 24 horas da sexta-feira (18) e 30 focos de incêndio no sábado (19). Nas últimas 24 horas desta quinta-feira (24) o INPE não registrou foco de incêndio no município de Iguaí.
O combate ao incêndio
No sábado (19) um grupo de voluntários, formado por Mateusão, Juca Tigre, Ney Miranda e Ronecson Gomes, deslocou por volta das 4 horas da manhã, ao local do incêndio, na região Água Vermelha para coletar informações e avaliar a dimensão da queimada e posteriormente, relatar o caso às autoridades competentes.
De acordo com o grupo, ao chegar e observar os vários focos de incêndio e o estrago já causado, decidiram então iniciar as primeiras ações de combate. Logo informaram a situação para a Rádio Iguaí FM 104,9 e ao site IguaíMix para que divulgasse o fato e anunciasse a necessidade de voluntários. Ainda pela manhã do sábado (19) vários moradores da região compareceram e no período vespertino o Corpo de Bombeiro chegou ao local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também foi acionada.
Leia também: