Iluminados e motivados por esta iluminação bíblica e atentos ao chamado de Deus através do Papa Francisco, nós jovens da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Vitória da Conquista, foi realizado entre os dias 04, 05 e 06 de Dezembro de 2015 o EAPJ – Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Juventude na cidade de Vitória da Conquista.
Com a presença de cerca de 100 jovens, de cidades como jovens de Iguaí, Poções, Barra do Choça, Anagé, Belo Campo, Cândido Sales, Vitória da Conquista dentre outras, tiveram como objetivo de promover um momento de integração, levando os jovens por meio da formação, oração e celebração a ampliar o seu olhar no sentimento de pertença a Pastoral da Juventude.
O qual, o tema: Vejam como eles se amam! E lema: A união das mãos é nossa medida, juntos formamos a ciranda da vida. Com este propósito, na sexta-feira (04), iniciamos com um momento o qual rezamos o Hoje, o presente, da Pastoral da Juventude na Arquidiocese. Onde os grupos de jovens, rezaram a partir da sua realidade, reunidos por vicariatos.
No Sábado (05) pela manhã os jovens puderam conhecer um pouco sobre o Ontem, quem somos nós da Pastoral da Juventude, como atuamos e como estamos organizados a partir da assessoria do Ex Secretário Regional da Pastoral da Juventude Nordeste 3 – Bruno Conceição. Na parte da tarde, os jovens foram divididos por oficinas o qual puderam conhecer um pouco sobre os caminhos o qual Jesus passou, após as oficinas eles foram convidados a construírem tendas o qual representasse estes caminhos e que pudessem refletir as cidades trazendo o elemento principal da mística daquela cidade e da discussão vivenciada nas oficinas.
Após a construção das tendas os participantes se encontraram todos em um espaço onde foram motivados para a importância do Cristocentrismo e a vivencia da comunidade na pastoral e do encontro com o Cristo e da apresentação d’Ele em cada momento de nossa vida e o reencontro em cada pessoa.
No caminho a cada cidade cantou-se musicas de nossa caminhada. Para iniciar a noite foi realizado um momento Mariano, o qual, saudamos a Negra Mariama, Nossa mãezinha, seguido de um momento de recordação, onde pessoas que já participaram da Pastoral da Juventude em nossa Arquidiocese foram convidados a partilhar experiências sobre sua caminhada na PJ.
O domingo (06) foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo pároco referencial da Juventude do Vicariato São Lucas – Padre Jorge. Logo depois com a assessoria da Ex Coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude Regional Nordeste 3 – Deisy Rocha, iniciamos um momento de pensar no amanhã, nos nossos sonhos, utopias, o que queremos para o nosso futuro. E finalizado nosso encontro com a iluminação: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união (Sl 133:1), parafraseamos a rosa que dialoga com o pequeno príncipe: “Os homens são engraçados, não criam raízes, não gostam de raízes.
O vento os leva.” Nos da PJ Arquidiocese de Vitoria da Conquista, participantes desse encontro usamos a fala da raposa do mesmo livro: “Não podemos nos aproximar, só quando você me cativar… cativar é criar laços, é ser único”. Caminhamos por essa terra passageira cativando, amando e profetizando a falta de amor. Nossa juventude ama, nossa juventude quer viver, não vamos parar, vamos amar ate o fim!
|Por Ascom PJ Arquidiocese Vitória da Conquista