Um dos mais fascinantes parques naturais brasileiros, guardião de 152 mil hectares de riquezas naturais comemora, nesta quinta-feira (17), 30 anos de existência. É o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que foi criado pelo Decreto nº 91.655, de 17 de setembro de 1985, para proteger toda diversidade biológica e complexidade de ecossistemas, entre espécies ameaçadas de extinção e exemplares endêmicos, de uma parte da Chapada Diamantina. Com sede na cidade de Palmeiras, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
Segundo a analista ambiental do ICMBio, Marcela de Marins, este será um ano comemorativo. “Começando com a participação do instituto no Festival de Jazz do Capão, com ações divulgando o parque e com uma campanha de sensibilização para os visitantes”. Mas não para aí, ao longo do ano, o instituto produzirá três vídeos sobre o parque nacional. “Será um vídeo institucional, de divulgação das trilhas, sobre os cuidados que o turista tem que ter com a natureza”, afirma a analista.
Além disso, para o ano de comemoração, o ICMBio planeja ações com caravanas culturais, compostas por uma equipe contratada de músicos, e variados artistas, que irão aos municípios e comunidades em torno do parque. “É uma celebração, que tem a ver com o slogan dos 30 anos, ‘O parque é todo nosso’, pois é uma ação cultural que valoriza a região, os moradores locais. Então a gente quer proporcionar esta festa, esta alegria na região do entorno”, completa Marcela, em entrevista ao Jornal da Chapada.
Sobre o Parque
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é fruto da mobilização, no início da década de 80, de ambientalistas e da sociedade dos municípios do entorno, conscientes da importância de preservar seu patrimônio natural e suas belezas cênicas. Além da sua importância para a conservação da biodiversidade da flora e fauna da região, o parque é, em grande parte, responsável pela manutenção da quantidade e qualidade das águas do alto curso do rio Paraguaçu, principal rio baiano, de cujas águas dependem milhões de baianos.
O Parque Nacional pode ser acessado por mais de 30 trilhas dispersas nos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. A região é um dos principais destinos ecoturísticos do país, tendo, também, grande repercussão no turismo internacional. Parte desse poder de atração da região é devido à sua privilegiada geomorfologia, repleta de cânions, montanhas, cachoeiras, cavernas e as chapadas, propriamente ditas.
Por | Jornal da Chapada