Com o objetivo de favorecer aos jovens uma formação integral nas cinco dimensões: psico-afetiva, psico-social, mística, sócio-politica-ecológica e capacitação que possibilite ao mesmo tempo um equilíbrio entre as mesmas, durante esse final de semana, sábado (18) e Domingo (19), foi realizado em Iguaí o encontro de formação ”Tecendo Olhares”, com jovens das cidades de Iguaí, Nova Canaã, Poções, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra e região.
O tema do encontro foi ”De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? acaso a fé pode salvá-los?” (Tg, 12-14). Nesta segunda etapa do ano de 2015, a dimensão trabalhada foi a mística e a espiritualidade da Pastoral da Juventude, o qual contou com a acessoria de Enedilson e Arley, e a presença de cerca de 70 jovens coordenadores e membros de grupos de base dos Vicariatos São Marcos, São Mateus e São Lucas.
Foram momentos muito lindos e cheios de mística vivenciado por estes jovens, e na oportunidade também houve uma avaliação dos coordenadores feitos pelos jovens da base, expondo as deficiências e qualidades de seus coordenadores.
O Documento sobre a Evangelização da Juventude da CNBB afirma, no parágrafo 96, que a “formação integral é importante para considerar o jovem como um todo, evitando assim reducionismos que distorçam a proposta de educação na fé, reduzindo-a a uma proposta psicologizante, espiritualista ou politizante”.
Objetivos Específicos :
• Conhecer e aprofundar a caminhada da Pastoral da Juventude;
• Vivenciar a fé e o seguimento a Jesus Cristo;
• Cultivar a mística e a espiritualidade libertadora, resgatando os valores de cada indivíduo;
• Despertar no jovem o censo crítico de sua realidade;
• Capacitar o jovem para que o mesmo assuma a evangelização dos próprios jovens nos grupos de base, nos ambientes de sua atuação e em sua comunidade.
Agora, o Tecendo Olhares, chegará à sua 3ª (Terceira) etapa, que será realizada em Cândido Salles-BA mês de Setembro com data ainda à ser confirmada.
|Por Luan Soares