O encontro do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues com os empresários baianos na última sexta-feira, organizado pela Federação da Indústria da Bahia (Fieb), Federação da Agricultura (Faeb) e Federação do Comércio (Fecomércio) para debater o Programa de Investimento e Logística (PIL 2) teve com principal conclusão: houve corte nos recursos da Ferrovia Oeste-Leste, que já possui vários trechos com obras paralisadas, e o governo do Estado terá de bancar sozinho a construção do Porto Sul.
A Ferrovia Oeste-Leste estava prevista para ser concluída em 2013, posteriormente foi anunciado que o primeiro trecho, entre Caetité e Ilhéus, ficaria pronto em 2016, e agora o ministro dá como prazo para conclusão da obra meados de 2018. Este ano a Fiol ficará com as obras semiparalisadas já que foram destinados apenas R$ 190 milhões até agosto, recursos suficientes apenas para evitar a degradação do que já foi feito.
Em relação ao Porto Sul, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, presente à reunião na Fieb, disse que ainda este ano será lançada a licitação através do estado para o início da construção do Porto Sul, com ou sem a participação da Bahia Mineração, empresa que é sócia do governo no empreendimento, e que vem enfrentando dificuldades financeiras.
Mas o secretario não informou como isso será feito já que o Estado está com dificuldades financeiras, a Bamin já informou que não tem condições de bancar o projeto e não existe engenharia financeira montada, com a atração de novos sócios, que possa dar suporte a uma licitação. Para completar, o Ibama ainda não liberou a Licença de Instalação e sequer deu autorização para suprimir vegetação na área da poligonal do empreendimento.
Por | Portal Bahia Econômica