
Rever contribuições dos municípios na luta contra a criminalidade no interior do estado foi um dos assuntos discutidos na tarde desta quarta-feira (1), durante reunião entre o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e prefeitos de várias regiões do estado, na sala de consórcios da União dos Prefeitos da Bahia.
Após demonstrar o panorama da segurança pública na Bahia, incluindo números criminais, Barbosa apresentou o Pacto pela Vida aos gestores municipais, representantes de consórcios regionais. “Acredito que o município também tem um papel fundamental na segurança pública”, destacou o titular da SSP.
Para ele, o diálogo com os administradores dos municípios baianos é uma maneira eficiente de interiorização do PPV. “Os municípios podem sim ajudar, na formulação de projetos de leis que beneficiem a segurança da sua população, principalmente em relação a crimes contra instituições financeiras, um dos principais financiadores do tráfico de drogas”, continuou.
Uma das fragilidades dos municípios distantes da capital, o quadro enxuto da Polícia Civil também foi debatido no encontro. Sobre o assunto, Barbosa garantiu o fortalecimento do quadro com a nomeação dos cerca de 900 aprovados no concurso, que vão iniciar o curso de formação no mês de agosto.
“Reuniões como esta são imprescindíveis para deixar nós prefeitos a par da situação. O secretário apresentou dados importantes que vão nos fazer refletir sobre como ajudar”, afirmou a presidente da UPB Maria Quitéria Mendes, prefeita do município de Cardeal da Silva.
Já o coordenador da Comissão de Segurança Pública da UPB, Antônio Silva Lemos, que também é prefeito da cidade de Araci, classificou o encontro como positivo por, segundo ele, abrir a discussão sobre o que está sendo realizado pelo estado nos municípios.
Uma nova reunião será realizada ainda no mês julho para discutir ações conjuntas para a redução de crimes contra terminais de autoatendimento nas cidades do interior.
Por: ssp.ba.gov.br