Terminou ontem, terça-feira (30), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a greve de motoristas e cobradores de ônibus.
Com duração de 12 dias, a paralisação das atividades foi encerrada por volta das 7h, após assembleia da categoria realizada nas garagens das duas empresas que realizam o transporte público da cidade.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do município, os funcionários das empresas voltaram aos trabalhos após decisão de reajuste de 10% nos salários e de 22,5% no tíquete alimentação, que passa de R$ 200 para R$ 245.
Além dos reajustes, o Sindicato dos Rodoviários também conta que foi definido o retorno do plano de saúde. Pelo acordo, as empresas devem custear 25% do plano para cobradores e 20% para motoristas. As informações do acordo foram confirmadas por Cláudio Vinícius de Andrade, diretor da Viação Vitória, uma das empresas de ônibus que operam na cidade. O Sindicato ressalta que o acordo coletivo entre patrões e funcionários deve ser assinado até as 16h desta terça.
Vitória da Conquista possui duas empresas de ônibus: Viação Vitória e Viação Cidade Verde. Ao todo, 160 veículos circulam pela cidade para atender a 52 linhas do transporte público. Com a paralisação, apenas 48 ônibus foram mantidos em circulação, quantidade insuficiente para transportar as cerca de 55 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente. Ao todo, são 900 funcionários entre as duas empresas.
Por: Portal G1 /Henrique Medes