O termo de doação de uma área de dois mil metros no Distrito Industrial de Ilhéus para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau & Chocolate.
O ato contou com a presença do vice-governador, João Leão, e do secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, que visitaram o festival, além do superintendente da Sudic, Jairo Vaz, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e de produtores de cacau e chocolate.
A fábrica terá um investimento de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini- produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos agregar valor ao cacau na região Sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.
De acordo com Jairo Vaz, “o Governo do Estado está incentivando uma cadeia produtiva importante para a Bahia, já que a região tem um grande potencial para a produção de chocolates. Vamos desenvolver ações que contemplem toda a cadeia produtiva do cacau, do cultivo de amêndoas de qualidade e com maior produtividade e a produção de chocolates que atendam a uma demanda cada vez mais crescente no mercado nacional e mundial”.
A Sudic também assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Ilhéus, para a realização de serviços emergenciais e preventivos no distrito industrial.
POLO CHOCOLATEIRO
Durante a visita ao Festival Internacional do Cacau & Chocolate de Ilhéus, realizado de 11 a 14 de junho, que reuniu cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios, de acordo com o organizador do evento, Marco Lessa, o vice-governador, João Leão, e o secretário de Turismo, Nelson Pellegrino, percorreram os estandes onde foram apresentadas e comercializadas diversas marcas de chocolates produzidos no Sul da Bahia.
“Nos últimos anos, a produção de chocolate na região cresceu em quantidade e qualidade. Vamos trabalhar para transformar Ilhéus na Capital Mundial do Chocolate”, disse Pelegrino. Para ele, “além de fortalecer a cadeia produtiva de cacau, a produção de chocolate tem impactos positivos no turismo, já que podemos associar cacau, chocolate e Jorge Amado, atraindo turistas do Brasil e do exterior”.
O vice-governador, João Leão, destacou que “o Festival Internacional de Cacau & Chocolate é um evento que fortalece a região. A produção de chocolates finos vai contribuir para o desenvolvimento regional, associada a projetos importantes como a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul. Vamos desenvolver ações governamentais que tornem o Sul da Bahia um polo chocolateiro de renome mundial, já que produzimos as melhores amêndoas”, disse Leão.
Por: SETUR – Governo da Bahia