Ele é minúsculo, mas causa grande estrago à saúde. Dengue, zika e chikungunya são três nomes esquisitos de doenças que todos nós temos houvido falar. No Brasil já foram diagnosticados mais de 700 mil casos dessas doenças. A falta de saneamento básico é apontada pelos especialistas como a principal causa da epidemia, mas também outros fatores determinam o crescimento do problema, como, conscientização das pessoas quanto a necessidade de não acumular água nos reservatórios abertos, lixo acumulado dentre outros.
A melhor maneira de evitar esses vírus é combater a família de mosquitos Aedes. Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.
O perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.
A dengue, zika e a chikungunya são doenças virais, transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Isso acontece quando ele pica alguém para sugar sangue. Zika e chikungunya também são transmitidas pelo mosquito Aedes albopictus, comum nas áreas rurais. Esses mosquitos medem menos de um centímetro, têm cor café ou preta e listras brancas no corpo.
Você sabe os sintomas entre as doenças transmitidas pelo mosquito? Veja agora abaixo.
Dengue
O que a pessoa sente?
– Febre alta que dura 2 a 7 dias.
– Dor de cabeça
– Dores no corpo
– Coceira na pele
– Dor atrás dos olhos
– Manchas avermelhadas pelo corpo
Chinkungunya
O que a pessoa sente?
– Dor forte nos pés e nas mãos, mais forte do que da dengue
– Febre muito alta acima de 39 graus
– Dor de cabeça
– Dor nos músculos
– Manchas vermelhas
Zika
O que a pessoa sente?
– Alergias. Podem surgir manchas, inchaços e coceiras na pele
– Diarreia
– Febre
– Dores um pouco mais fracas
– Vermelhidão nos olhos
E como Curar?
Para o caso da dengue e da chinkungunya, não existe remédio. Procure um médico, pois o mesmo deverá indicar medicamentos para combater os sintomas. Recomendam-se repouso e bastante água. Para a zika, que não é tão grave quanto as outras duas doenças. Um médico poderá indicar remédios. É preciso descansar bastante.
E lembre-se. Não tome remédios sem indicação de um médico.
Da redação