De acordo com a publicação do Portal Exame nesta quinta-feira (18), o município de Iguaí ocupa a 296ª posição no ranking nacional do Mapa da Violência, que avalia as 300 cidades mais perigosas do Brasil. Que considera, para fins estatísticos, apenas as cidades com mais de 20 mil habitantes. Na Bahia, Iguaí ocupa a 47ª posição. De acordo com os dados apresentados na matéria, foram 10 homicídios em 2011.
Tabela publicada no Portal Exame. Para acessar a tabela completa, clique aqui.
A taxa de homicídios no Brasil hoje coloca o país em sétimo lugar entre aqueles onde mais se mata no mundo. São 27,1 mortes para cada 100 mil pessoas. As 300 cidadeslistadas a seguir são as que puxam o índice brasileiro para cima: em Simões Filho, na Bahia, o índice de assassinatos (139 por 100 mil habitantes) é mais de duas vezes superior ao do Iraque no auge dos conflitos no país do Oriente Médio (64,9 mortes para cada 100 mil pessoas, entre 2004 e 2007).
Os dados são do “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, divulgado nesta quinta-feira pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
As cidades vítimas de grande violência são, em geral, pequenas ou médias, isto é, com até 500 mil habitantes. Nas 10 primeiros colocações, a única capital – e cidade grande – a aparecer é Maceió (AL). João Pessoa (PB) aparece em 30º, revelando que o Nordeste e o Norte são os maiores alvos do problema hoje.
Segundo o estudo, as cidades que concentram a violência no Brasil são, em geral, novos polos de desenvolvimento, zonas de fronteira e do desmatamento amazônico, além de municípios com turismo predatório e currais políticos onde ainda impera a lógica clientelista.
Por Marcos Prates | Exame.com