Após as denúncias de que o governo norte-americano teria acesso a dados virtuais de brasileiros, usuários do Facebook começaram compartilhar uma mensagem falsa sobre a cobrança do serviço dessa rede social. O boato informa que “os fiscais do face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural” e que poderão cobrar uma taxa dos internautas que não compartilharem o texto. A mensagem mistura os debates sobre privacidade na web e diz que a informação teria sido divulgada por programas de televisão.
Contudo, a informação trata-se apenas de um hoax, ou seja, uma mensagens alarmista com conteúdo falso. Hoaxes desse tipo já aconteceram outras vezes, principalmente no Facebook. A assessoria de imprensa da Rede Social no Brasil inclusive padronizou uma resposta, dizendo que o serviço será sempre gratuito.
Independente do futuro da rede social, correntes virtuais, além de gerarem desinformação, podem trazer outros ricos. É o que já alertou o pesquisador sobre liberdade na web, Paulo Rená,ao Portal EBC em fevereiro de 2013. Rená explica que a republicação desse material não garante nenhuma segurança em relação aos dados pessoais dos usuários. Ele reforça que as pessoas precisam ficar atentas aos termos e regras de uso desses espaços virtuais. “Por isso, é importante a discussão que acontece no Brasil para se ter uma legislação que possa proteger os usuários em casos de abusos desses termos” , apontou.
Leia também:
- Fique alerta: novo boato envolvendo privacidade no Facebook fala de “gráfico app”
- Mais um boato tenta confundir usuários sobre privacidade no Facebook
- O que é o Marco Civil da Internet?
Com informações do Portal EBC