Na tarde desta quarta-feira (19), membros do Ministério Público e associações ligadas ao órgão e tribunais de contas foram ao Senado para pedir ao presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011. A medida, que tramita na Câmara dos Deputados, tira o poder de investigação do Ministério Público.
No encontro, a presidenta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti, afirmou que a PEC 37 “extingue” a investigação pelo MP. Ela apresentou um projeto que regulamenta a investigação criminal e que Renan se mostrou sensível à causa.
Enquanto o presidente do Senado se encontrava com representantes do MP, o presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), declarou que seria melhor adiar a votação da proposta para o segundo semestre. “A PEC como está não parece a equação ideal compreendida pela maioria da Casa. O que é ideal é a regulamentação para conter os excessos”, afirmou para a Agência Senado.
A votação da PEC 37 está marcada para o dia 26 de junho. Entenda exatamente a PEC 37 clicando neste link.
Por Edgard Matsuki | Portal EBC