Os funcionários do Banco do Brasil de Vitória da Conquista e Região aprovaram, em assembléia, a deflagração de greve por 24 horas hoje (30). “A paralisação foi chamada em âmbito nacional. É uma reação à postura truculenta da direção do BB, que tem tratado seu funcionalismo com o pior descaso possível”, declara o presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Delson Coêlho.
Os funcionários do Banco do Brasil estão sendo penalizados com demissões sem justa causa, descomissionamentos e uma série de medidas que têm influenciado na saúde de todo o quadro funcional.
Redução salarial de 16%
Em janeiro, uma dessas medidas foi considerada a mais arbitrária: a implantação de um novo plano de funções comissionadas, sem discussão com os trabalhadores.
O novo plano reduz as gratificações de funções em até 80% e distorce a de carreira de diversos funcionários.
“Depois de décadas de lutas e greves, o BB quer retirar, quer morder nossos direitos. Não vamos admitir”, finaliza Delson Coêlho.
Números
Hoje, no Banco do Brasil, o quadro de funcionários é composto por mais de 120 mil trabalhadores. Em Conquista e região, com a greve, 32 agências estarão fechadas. São quase 500 funcionários paralisados, para denunciar a postura antidemocrática da instituição.