Em reunião realizada (quinta-feira) em seu gabinete, o prefeito Claudevane Leite assegurou ao coordenador da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSBA, professor Naomar Almeida Filho (ex-reitor da Ufba), que dentro de alguns dias a prefeitura deverá oferecer pelo menos duas alternativas de área para a instalação da reitoria e do campus da nova universidade em Itabuna.
Vane assegurou a Naomar que esta é uma das prioridades do governo, que criou uma comissão especial só para cuidar do assunto. A comissão tem as participações dos secretários de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior; da Educação, Dinalva Melo; de Governo e Assuntos Governamentais, Cleide Sousa, e do Procurador-Geral Harrison Leite.
Na reunião com a comissão responsável pela implantação da UFSBA o prefeito discutiu, entre outros temas relacionados à instituição, a articulação de uma mobilização junto aos prefeitos de Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca, municípios para onde está sendo proposta a implantação de colégios universitários (CUNIs) e deputados compromissados com a região.
Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 18, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna, com a presença de todos os prefeitos da região, vereadores e defensores do projeto da UFSBA, quando serão discutidas propostas do espaço físico da Reitoria e do campus Itabuna e da rede de colégio universitários. O prefeito Claudevane Leite disse que além dos prefeitos, educadores, imprensa e lideranças regionais todos os deputados com compromissos com esta região serão convidados a participar da reunião na segunda-feira.
O professor Naomar Almeida, elogiou a motivação e o conhecimento do prefeito de Itabuna em relação ao projeto da universidade. “O prefeito Vane está muito motivado, compreende perfeitamente o alcance do projeto e os detalhes da proposta e tem dedicado todos os esforços para tentar viabilizar o mais rápido e do modo melhor possível à implantação da universidade na região”, afirmou Naomar.
Participaram da reunião, o secretário de Planejamento e Tecnologia Wenceslau Júnior, a coordenadora da Comissão em Itabuna, professor Joana Angélica da Luz Guimarães, e o coordenador do bacharelado da Universidade Federal da Bahia – UFBA no Oeste do estado, professor Márcio Carvalho.
Fonte: www.politicosdosuldabahia.com.br